Através de uma democratização que vem ocorrendo
no ensino, percebe-se um crescimento quantitativo e diversificado em relação
aos alunados. Há muitos problemas enfrentados pelas escolas, principalmente
quando se refere ao aluno e seus valores como cidadão. Para que se possa
oferecer uma educação de qualidade é necessário avaliar a sua clientela e suas
necessidades; e assim tentar encontrar uma maneira de ser democrático sem que ninguém
perca seus benefícios e seus direitos.
É dever do educador estar sempre a par do que
acontece à sua volta, e se possível estar sempre reciclando seus conhecimentos,
estudando e sempre se informando sobre assuntos diversos, para que se tenha uma
bagagem maior; e quando necessário, estar apto a discutir qualquer assunto,
seja ele de seu domínio ou não. Dentro das escolas e instituições de ensino em
geral, é de extrema importância que se tenha um profissional da área da
Psicologia, para que este possa servir como auxílio e como um encorajador na
resolução de conflitos entre aluno/aluno, aluno/professor e dentro de todas as
categorias que integram o grupo acadêmico de uma instituição de ensino. Mesmo
que o professor/futuro professor não esteja diretamente ligado à Psicologia, é
importante que o mesmo saiba integrar a sua matéria com o estudo psicológico,
facilitando a sua maneira de lecionar.
Para
desenvolver características humanas o indivíduo precisa de convívio social.
Essa interação entre pessoas tende a suprir as necessidades da própria
sobrevivência do ser humano e ajuda a desenvolver a consciência. A interação
das crianças com outras pessoas, seja adultos ou outras crianças, é de
significativa importância para o aprendizado. As crianças tendem a aprender através
de instruções mediadas pela linguagem.
Podemos
dizer que a Psicologia tem por função investigar as mudanças que ocorrem nas
ações envolvidas na relação do indivíduo com o mundo. Para isso se dispõe de
conhecimentos que outras ciências oferecem.
As
habilidades do individuo são construídas nas relações que o mesmo estabelece
com o ambiente físico e social em que vive. Essas características não são
passadas geneticamente e sim formadas ao longo do tempo, o que chamamos de
cultura.
A
aprendizagem tem por definição o processo de aquisição de conhecimentos,
habilidades, valores e atitudes, adquiridos através do estudo do ensino ou da experiência
humana. Portanto estamos ensinando e aprendendo todo o tempo.
Grande
parte da sociedade acredita que é papel da escola instruir as crianças no
processo inicial de aprendizagem. Porém a tarefa de ensinar não é obrigação
apenas do professor. As crianças chegam à escola com uma carga de aprendizagem e
cultural grande. A tarefa da escola é instigar a transformação no modo de
pensar de cada um, fazendo com que o individuo desenvolva capacidade de raciocínio.
Nomes: Ana Carolina Ferreira
Daiane
Daiane
Sther Moutinho
Suellem Larissa
Vivian Catharine