terça-feira, 28 de agosto de 2012

Contribuições da psicologia para a aprendizagem escolar



Através de uma democratização que vem ocorrendo no ensino, percebe-se um crescimento quantitativo e diversificado em relação aos alunados. Há muitos problemas enfrentados pelas escolas, principalmente quando se refere ao aluno e seus valores como cidadão. Para que se possa oferecer uma educação de qualidade é necessário avaliar a sua clientela e suas necessidades; e assim tentar encontrar uma maneira de ser democrático sem que ninguém perca seus benefícios e seus direitos.
É dever do educador estar sempre a par do que acontece à sua volta, e se possível estar sempre reciclando seus conhecimentos, estudando e sempre se informando sobre assuntos diversos, para que se tenha uma bagagem maior; e quando necessário, estar apto a discutir qualquer assunto, seja ele de seu domínio ou não. Dentro das escolas e instituições de ensino em geral, é de extrema importância que se tenha um profissional da área da Psicologia, para que este possa servir como auxílio e como um encorajador na resolução de conflitos entre aluno/aluno, aluno/professor e dentro de todas as categorias que integram o grupo acadêmico de uma instituição de ensino. Mesmo que o professor/futuro professor não esteja diretamente ligado à Psicologia, é importante que o mesmo saiba integrar a sua matéria com o estudo psicológico, facilitando a sua maneira de lecionar.
Para desenvolver características humanas o indivíduo precisa de convívio social. Essa interação entre pessoas tende a suprir as necessidades da própria sobrevivência do ser humano e ajuda a desenvolver a consciência. A interação das crianças com outras pessoas, seja adultos ou outras crianças, é de significativa importância para o aprendizado. As crianças tendem a aprender através de instruções mediadas pela linguagem.
Podemos dizer que a Psicologia tem por função investigar as mudanças que ocorrem nas ações envolvidas na relação do indivíduo com o mundo. Para isso se dispõe de conhecimentos que outras ciências oferecem.
As habilidades do individuo são construídas nas relações que o mesmo estabelece com o ambiente físico e social em que vive. Essas características não são passadas geneticamente e sim formadas ao longo do tempo, o que chamamos de cultura.
A aprendizagem tem por definição o processo de aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes, adquiridos através do estudo do ensino ou da experiência humana. Portanto estamos ensinando e aprendendo todo o tempo.
Grande parte da sociedade acredita que é papel da escola instruir as crianças no processo inicial de aprendizagem. Porém a tarefa de ensinar não é obrigação apenas do professor. As crianças chegam à escola com uma carga de aprendizagem e cultural grande. A tarefa da escola é instigar a transformação no modo de pensar de cada um, fazendo com que o individuo desenvolva capacidade de raciocínio.



Nomes: Ana Carolina Ferreira
                        Daiane 
               Sther Moutinho
               Suellem Larissa
               Vivian Catharine

Desafio do professor no mundo contemporâneo


Definitivamente, hoje estamos mais interligados com o mundo. Tanto com o nosso habitat, quanto com o que esta fora dele. Através das redes sociais, plug-ins, TV aberta e fechada, rádios, jornais, etc. Podemos nos interar dos acontecimentos mais recentes numa velocidade incrível, quase instantânea, ou em alguns casos instantaneamente.


A educação também não ficou para trás. Hoje todos nós temos direito a educação, tanto dentro da escola quanto a distancia. O professor da nossa época tem um difícil trabalho, pois ele deve usar todas essas ferramentas para integrar prática e conhecimento. Assim, dessa forma o aluno irá sair da escola bem mais preparado, pois ao invés de somente receber a informação, ele vai associar o que foi passado e pesquisado. Assim, gerar a informação, usando também o senso crítico, chegando ao conhecimento.


Temos que estar preparados psicologicamente para poder ensinar os alunos. Pois não é fácil, principalmente porque hoje em dia muitos alunos vêem a escola como obrigações dos pais, e pelos mesmos não tiveram a devida educação, pondo assim a escola como o principal meio de educar seus filhos. Portanto quando eles chegam à escola, o nosso maior trabalho, além de ensinar é conseguir educá-los.


Texto por: Débora, Eliane, Frederico Maia, Mardone Junior e Phillip Felix.

Curso: Letras

Turma: 520

segunda-feira, 27 de agosto de 2012



A Psicologia contribui, de forma direta, na formação e na capacitação de um professor para que este profissional saiba lidar com quaisquer tipos de realidade e diferentes costumes. Com a ajuda da Psicologia, o professor poderá adquirir valores, conhecimentos, atitudes e habilidades que o auxilia a desenvolver um projeto pedagógico que atenda, igualmente, a todos os alunos, facilitando seu trabalho.
Em sala de aula, o professor encontrará dificuldades na infraestrutura, na falta de interesse dos alunos, na má administração dos recursos logísticos, além de diferentes tipos de pessoas e culturas. Tais problemas podem resultar na desmotivação do docente que não esteja preparado para lidar com estes tipos de situações.
Não se trata de ter conhecimentos específicos da área psicológica, e sim adquirir algum tipo de conhecimento para que este possa ser aplicado na prática educacional, possibilitando assim, o entendimento e a superação de diversas situações durante sua vida profissional. Já que a função psicológica é investigar as modificações que ocorrem na interação do individuo com o mundo, obtendo algum conhecimento do assunto, o professor pode passar a entender melhor o seu aluno e tudo o que se passa com ele.
A Psicologia auxiliará na capacitação do professor, para que ele possa desenvolver uma proposta disciplinar de educação mais inovadora e convidativa, além de estabelecer relação com outros saberes, proporcionando a Interdisciplinaridade e facilitando a compreensão de sua matéria para qualquer tipo de aluno, superando empecilhos que venham a surgir.



Texto por: Adriana Micheletti, Alex Weber, Cintia Lopes, Bruna Tavares, Nayara Anande e Thiago Luiz Batista

Curso: Letras
Turma: 520

Professora: Cristina Marília da Silva

domingo, 26 de agosto de 2012

Psicologia na formação do professor








 
Psicologia na formação do professor
 
Atualmente as escolas vêm passando por varias mudanças que visam a democratização e a inclusão de um grande número de alunos.O que muitas vezes apresenta um quadro alarmante,devido a grande diversidade sócio-cultural de alunos e a preocupação de atender as necessidades básicas de aprendizagem destes.
Como pressuposto a atenção é voltada para o educador,que assume um papel de suma importância no processo de aprendizagem,já que este instruirá seus alunos sobre os diversos campos do saber voltados a formação do cidadão.Contudo,questões importantes são levantadas a esse respeito:Estão os  educadores preparados para atuar com essa diversidade?Como se dá esse processo de aprendizagem?
É pensando nisso que a psicologia busca conciliar seus conhecimentos com a aprendizagem escolar visando entender a interação que há entre desenvolvimento,aprendizagem e educação
Embasados na idéia de que as características humanas são formadas a partir do convívio social o desenvolvimento se dá através do contato da criança com o conhecimento acumulado de sua sociedade,ou seja,a cultura.A aprendizagem se dá quando esta criança interage com esses conhecimentos por meio de adultos e outras crianças e a partir disso torna-se capaz de pensar,de atribuir significados a estas interações.
Tendo ciência dos conhecimentos psicológicos a respeito do desenvolvimento e da aprendizagem o professor torna-se um profissional mais preparado a lidar com a diversidade que ele encontra em sala de aula visando uma educação mais efetiva,que atenda a todos os seus alunos.
Concluímos que a psicologia tem um papel importante no âmbito escolar,pois através dela tornamo-nos capazes de entender como se dá o processo de educação.Vemos que além de transmitir o conhecimento precisamos compreender quem o recebe e dar a  estes meios possíveis de aprender.
 
Nomes: Marcela Felix , Kelly Cristina, Itamar Oliveira
 Jéssica Quaresma,  Gabriela Xavier, 
Ester Vargas, Claudete Macelino
Turma: 520 A    Curso:Letras
Disciplina: Psicologia da Educação
Prof.: Cristina Marilia da Silva

Contribuições para formação do educador.


Verificamos a partir da leitura proposta, que o auxílio da Psicologia nos é fundamental, pois o papel da Psicologia é investigar as modificações que ocorrem nos processos envolvidos nas relações dos indivíduos com o mundo e dessa forma criar propostas de interação entre os diversos saberes, sendo assim uma ferramenta de auxílio no entendimento destas relações desenvolvendo campos de investigação mais específicos e delimitados que nos serão essenciais no trabalho em sala de aula. É importante salientar que a psicologia é uma ferramenta e não solução a tudo que se apresenta em sala de aula.


Fica pelo texto determinado que o processo de aprendizagem não começa em idade escolar, mais sim muito antes disso nas interações deste indivíduo com o meio social e cultural no qual está inserido. Partindo deste pré-suposto cabe a psicologia da aprendizagem estudar o complexo processo pelo qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes em uma sociedade são apropriados a essa criança. Para que se possa entender esse processo é necessário reconhecer a natureza social da aprendizagem. Sendo esse conhecimento construído nas interações com outros indivíduos, onde a criança aprende através de ações partilhadas e mediadas pela linguagem e pela instrução. Determinando assim que a construção do sujeito se da a partir do meio em que ele vive e esta inserido, pois é vivendo em sociedade que ele aprende a planejar, direcionar e avaliar a sua ação, surgindo assim em meio a este convívio o aparecimento da consciência, cabe então ao professor mediar as relações deste aluno com outros alunos e adultos e com o meio social dele e de outros diferentes do seu. Para isso torna se essencial o uso de ferramentas como a psicologia, que vem a nos auxiliar no entendimento destes processos.

Fazer uso de um processo de aprendizagem significativo usando teorias psicológicas na área da educação que se utiliza de intercâmbios entre a psicologia e a Pedagogia, ou seja, da Psicologia do desenvolvimento é uma obrigação e um dever do professor, assim com sair de modelos fornecidos por antigos professores do ideário pedagógico ou mesmo do senso comum. Um professor precisa aprender a confrontar criticamente as teorias disponíveis no que concerne aos seus pré-supostos, a sua abrangência e, sobretudo as suas implicações para a prática docente. Para isso devemos fazer uso como sugere o texto de conhecimentos pedagógicos o que requer como diz o texto certa habilidade do professor que nada mais seria que conhecer as ideias contidas nos tópicos abordados e confrontar os conteúdos, dessa forma o professor se tornaria mais rico e teria a chance de verificar as implicações de certos procedimentos de ensino podendo contribuir para a formação de um programa mais realista de ensino e criar métodos pedagógicos mais adequados ou acessíveis aos diferentes estágios de desenvolvimento dos alunos.

Verificamos e concordados com o texto, a importância em se estudar a psicologia da educação reside no fato de que o adulto é fruto de manifestações complexas de atividades psíquicas e de que através de ferramentas como a psicologia do desenvolvimento, nos será possível estudar como nascem e como se desenvolvem as funções psicológicas que distinguem o homem de outras espécies e fazer uso disto para se aprimorar o processo de aprendizagem.

Participantes do grupo: Alessandra Rocha, Cláudia Zago, Dânia, Eliane Gonçalves, Lucas Faria, Luciana Leite, Thayná.

A Psicologia Na Educação.


O ser humano depende do convívio social, pois como vivemos em uma sociedade temos que interagir com os outros. A forma como podemos inserir a psicologia na educação é procurando estudar mais o papel que ela oferece para a sala de aula. Observar os alunos e interpretar o seu comportamento auxiliando-os em suas dificuldades.
A educação/aprendizado não ocorre somente na escola, ocorrendo também nas diversas atividades diárias, desta forma, somos frutos nas nossas experiências como seres humanos e refletimos aquilo que absorvemos da sociedade, sendo assim, o conhecimento de psicologia nos ajuda muito na função de educadores, desde o ensino infantil até o ensino superior. Conforme o texto, a criança aprende muitas coisas antes de entrar para a escola e em seu aprendizado diário, por não se ver na obrigação de aprender como no modelo escolar, ela aprende de forma mais divertida e tranquila, tal fato, pode ser aplicado em sala de aula para incentivar a vontade de aprender de nossos alunos, bem como nos livrar deste modelo jurássico de ensinar.
O ensino vai muito mais além das quatro paredes de uma sala de aula.
Quando tomamos essa consciência, de que somos capazes e podemos passar algo adiante ao ser humano, podemos encarar isso como uma verdadeira dádiva. Não basta apenas sermos graduados ou termos algum tipo de certificado. Isso é muito importante, mas não é sinônimo de que estamos aptos para ensinar algo a alguém.
O verdadeiro aprendizado começa de dentro para fora, quando reconhecemos que somos capazes de mudarmos algo em nossa volta, quando somos capazes de tornarmos algo negativo em positivo. Se temos essa habilidade, então isso talvez queira dizer, que somos também capazes de ENSINAR.

ALUNOS:
Ana Carolina Lacerda
Ariana Pereira Batista
Bruna Guimaraês
Carolina Aguiar
Credinaldo Nascimento S.


 

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Bem vindos!


Sejam todos bem vindos ao Blog Psicologia da Educação do curso de Letras do Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH).

Vamos fazer deste espaço um lugar para trocar conhecimento, tenho certeza que será de grande proveito.

Abraço a todos.

Lucas Faria.