domingo, 26 de agosto de 2012

Contribuições para formação do educador.


Verificamos a partir da leitura proposta, que o auxílio da Psicologia nos é fundamental, pois o papel da Psicologia é investigar as modificações que ocorrem nos processos envolvidos nas relações dos indivíduos com o mundo e dessa forma criar propostas de interação entre os diversos saberes, sendo assim uma ferramenta de auxílio no entendimento destas relações desenvolvendo campos de investigação mais específicos e delimitados que nos serão essenciais no trabalho em sala de aula. É importante salientar que a psicologia é uma ferramenta e não solução a tudo que se apresenta em sala de aula.


Fica pelo texto determinado que o processo de aprendizagem não começa em idade escolar, mais sim muito antes disso nas interações deste indivíduo com o meio social e cultural no qual está inserido. Partindo deste pré-suposto cabe a psicologia da aprendizagem estudar o complexo processo pelo qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes em uma sociedade são apropriados a essa criança. Para que se possa entender esse processo é necessário reconhecer a natureza social da aprendizagem. Sendo esse conhecimento construído nas interações com outros indivíduos, onde a criança aprende através de ações partilhadas e mediadas pela linguagem e pela instrução. Determinando assim que a construção do sujeito se da a partir do meio em que ele vive e esta inserido, pois é vivendo em sociedade que ele aprende a planejar, direcionar e avaliar a sua ação, surgindo assim em meio a este convívio o aparecimento da consciência, cabe então ao professor mediar as relações deste aluno com outros alunos e adultos e com o meio social dele e de outros diferentes do seu. Para isso torna se essencial o uso de ferramentas como a psicologia, que vem a nos auxiliar no entendimento destes processos.

Fazer uso de um processo de aprendizagem significativo usando teorias psicológicas na área da educação que se utiliza de intercâmbios entre a psicologia e a Pedagogia, ou seja, da Psicologia do desenvolvimento é uma obrigação e um dever do professor, assim com sair de modelos fornecidos por antigos professores do ideário pedagógico ou mesmo do senso comum. Um professor precisa aprender a confrontar criticamente as teorias disponíveis no que concerne aos seus pré-supostos, a sua abrangência e, sobretudo as suas implicações para a prática docente. Para isso devemos fazer uso como sugere o texto de conhecimentos pedagógicos o que requer como diz o texto certa habilidade do professor que nada mais seria que conhecer as ideias contidas nos tópicos abordados e confrontar os conteúdos, dessa forma o professor se tornaria mais rico e teria a chance de verificar as implicações de certos procedimentos de ensino podendo contribuir para a formação de um programa mais realista de ensino e criar métodos pedagógicos mais adequados ou acessíveis aos diferentes estágios de desenvolvimento dos alunos.

Verificamos e concordados com o texto, a importância em se estudar a psicologia da educação reside no fato de que o adulto é fruto de manifestações complexas de atividades psíquicas e de que através de ferramentas como a psicologia do desenvolvimento, nos será possível estudar como nascem e como se desenvolvem as funções psicológicas que distinguem o homem de outras espécies e fazer uso disto para se aprimorar o processo de aprendizagem.

Participantes do grupo: Alessandra Rocha, Cláudia Zago, Dânia, Eliane Gonçalves, Lucas Faria, Luciana Leite, Thayná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário