terça-feira, 28 de agosto de 2012

Contribuições da psicologia para a aprendizagem escolar



Através de uma democratização que vem ocorrendo no ensino, percebe-se um crescimento quantitativo e diversificado em relação aos alunados. Há muitos problemas enfrentados pelas escolas, principalmente quando se refere ao aluno e seus valores como cidadão. Para que se possa oferecer uma educação de qualidade é necessário avaliar a sua clientela e suas necessidades; e assim tentar encontrar uma maneira de ser democrático sem que ninguém perca seus benefícios e seus direitos.
É dever do educador estar sempre a par do que acontece à sua volta, e se possível estar sempre reciclando seus conhecimentos, estudando e sempre se informando sobre assuntos diversos, para que se tenha uma bagagem maior; e quando necessário, estar apto a discutir qualquer assunto, seja ele de seu domínio ou não. Dentro das escolas e instituições de ensino em geral, é de extrema importância que se tenha um profissional da área da Psicologia, para que este possa servir como auxílio e como um encorajador na resolução de conflitos entre aluno/aluno, aluno/professor e dentro de todas as categorias que integram o grupo acadêmico de uma instituição de ensino. Mesmo que o professor/futuro professor não esteja diretamente ligado à Psicologia, é importante que o mesmo saiba integrar a sua matéria com o estudo psicológico, facilitando a sua maneira de lecionar.
Para desenvolver características humanas o indivíduo precisa de convívio social. Essa interação entre pessoas tende a suprir as necessidades da própria sobrevivência do ser humano e ajuda a desenvolver a consciência. A interação das crianças com outras pessoas, seja adultos ou outras crianças, é de significativa importância para o aprendizado. As crianças tendem a aprender através de instruções mediadas pela linguagem.
Podemos dizer que a Psicologia tem por função investigar as mudanças que ocorrem nas ações envolvidas na relação do indivíduo com o mundo. Para isso se dispõe de conhecimentos que outras ciências oferecem.
As habilidades do individuo são construídas nas relações que o mesmo estabelece com o ambiente físico e social em que vive. Essas características não são passadas geneticamente e sim formadas ao longo do tempo, o que chamamos de cultura.
A aprendizagem tem por definição o processo de aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes, adquiridos através do estudo do ensino ou da experiência humana. Portanto estamos ensinando e aprendendo todo o tempo.
Grande parte da sociedade acredita que é papel da escola instruir as crianças no processo inicial de aprendizagem. Porém a tarefa de ensinar não é obrigação apenas do professor. As crianças chegam à escola com uma carga de aprendizagem e cultural grande. A tarefa da escola é instigar a transformação no modo de pensar de cada um, fazendo com que o individuo desenvolva capacidade de raciocínio.



Nomes: Ana Carolina Ferreira
                        Daiane 
               Sther Moutinho
               Suellem Larissa
               Vivian Catharine

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