domingo, 26 de agosto de 2012

Psicologia na formação do professor








 
Psicologia na formação do professor
 
Atualmente as escolas vêm passando por varias mudanças que visam a democratização e a inclusão de um grande número de alunos.O que muitas vezes apresenta um quadro alarmante,devido a grande diversidade sócio-cultural de alunos e a preocupação de atender as necessidades básicas de aprendizagem destes.
Como pressuposto a atenção é voltada para o educador,que assume um papel de suma importância no processo de aprendizagem,já que este instruirá seus alunos sobre os diversos campos do saber voltados a formação do cidadão.Contudo,questões importantes são levantadas a esse respeito:Estão os  educadores preparados para atuar com essa diversidade?Como se dá esse processo de aprendizagem?
É pensando nisso que a psicologia busca conciliar seus conhecimentos com a aprendizagem escolar visando entender a interação que há entre desenvolvimento,aprendizagem e educação
Embasados na idéia de que as características humanas são formadas a partir do convívio social o desenvolvimento se dá através do contato da criança com o conhecimento acumulado de sua sociedade,ou seja,a cultura.A aprendizagem se dá quando esta criança interage com esses conhecimentos por meio de adultos e outras crianças e a partir disso torna-se capaz de pensar,de atribuir significados a estas interações.
Tendo ciência dos conhecimentos psicológicos a respeito do desenvolvimento e da aprendizagem o professor torna-se um profissional mais preparado a lidar com a diversidade que ele encontra em sala de aula visando uma educação mais efetiva,que atenda a todos os seus alunos.
Concluímos que a psicologia tem um papel importante no âmbito escolar,pois através dela tornamo-nos capazes de entender como se dá o processo de educação.Vemos que além de transmitir o conhecimento precisamos compreender quem o recebe e dar a  estes meios possíveis de aprender.
 
Nomes: Marcela Felix , Kelly Cristina, Itamar Oliveira
 Jéssica Quaresma,  Gabriela Xavier, 
Ester Vargas, Claudete Macelino
Turma: 520 A    Curso:Letras
Disciplina: Psicologia da Educação
Prof.: Cristina Marilia da Silva

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. É importante para o professor saber aplicar seu conhecimento psicológico em sua prática, não somente "o conhecer e nada fazer". O que significa dizer em preparar o ambiente para que o aluno se sinta seguro e num ambiente saudável e usar mecanismos que ambos possam se comunicar(a música por exemplo), mas para tanto é necessário que o professor tenha a percepção da psicologia infantil(se for o caso)para que haja interação e integração entre o aluno e professor abrindo caminhos para o progresso de ambos.

    autor: Claudio da Silva Macêdo

    ResponderExcluir