quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A Abordagem piagetiana e abordagem histórico-cultural e sua aplicação no sarau


A Abordagem piagetiana e abordagem histórico-cultural

e sua aplicação no sarau

 

                              

As duas abordagens buscam entender como se da à relação do homem com o meio e em que este influencia no desenvolvimento humano.

Piaget voltou seus estudos para o conhecimento buscando entender como este é elaborado pelo homem.  Vygotsky tentava explicar como se formavam as características tipicamente humanas do comportamento e como elas se desenvolviam em cada indivíduo. 

Tanto Piaget quanto Vygotsky acreditavam na elaboração do próprio conhecimento, ou seja, acreditavam que as crianças são capazes de criar suas próprias percepções de mundo desenvolvendo assim suas habilidades cognitivas.

Fazendo a comparação dessas abordagens com o evento ao qual participamos e percebemos que a presença desta, se encontra em todo o processo desde o momento da escolha do tema, até a apresentação. 

O sarau possibilitou a participação de todos junto a nossa professora Cristina que apostou todas suas fichas no grupo acreditando que seriamos capazes, e isso nos motivou a ir até o fim e fazendo com que cada um mostrasse o seu talento com máxima excelência. Nada foi obrigado ou feito de forma autoritária, simplesmente foi feito por todos, e para todos. Por isso  tivemos que aprender a desenvolver e elaborar nossas próprias percepções trabalhando em grupo, usufruindo das diferenças para criar algo bom e prazeroso.






Nomes: Jéssica Quaresma, Gabriela Xavier, Kelly Cristina, Marcela Felix, Itamar Oliveira, Ester Vargas, Cláudio Macedo, Claudete Macelino.            

   Turma: Letras        Prof.: Cristina

3 comentários:

  1. Professora Cristina e demais alunos, eu não consegui postar meus trabalhos no blog. Gostaria de pedir ao administrador que me adicionasse para que eu possa postar. Como sou Adventista só vou acessar a internet novamente amanhã anoite. Gostaria de pedir a compreensão da professora Cristina, pois realmente não consegui postar o trabalho.
    Meu e-mail é o eloizagcm@yahoo.com.br

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  2. Vou até postar no comentário para não haver problemas depois:

    Teoria Inatista-Maturacionista X Teoria Comportamentalista



    A teoria inatista-maturacionista parte do princípio de que a herança genética influência muito mais no desenvolvimento da criança do que fatores externos, isto é, ao nascer a criança já vem com características determinadas; por exemplo, uma criança que nasce em uma família que têm talento para a dança, apresenta um maior desempenho para tal, do que aprender com o ambiente onde a dança é valorizada, não tendo um fator hereditário.
    Acredita-se que as pessoas apresentam diferenças de traços de personalidade, aptidões ou de inteligência, porém, existem semelhanças entre elas; ressalta que a maioria dos bebês é capaz de assentar, arrastar, engatinhar e andar, essas características são comuns dos bebês, sugerindo um padrão de desenvolvimento humano.
    Ao passo que na teoria comportamentalista, destaca a importância da influência do meio, dos fatores externos, do ambiente e da experiência. A criança aprende com o que ela vê, pelo comportamento.

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    1. Obrigada! Me ajudou em uma questão seu comentário!

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