quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O aprendizado fora das salas de aula



Diferentemente dos séculos passados, hoje existem inúmeros eventos e acontecimentos populares como o Sarau universitário ao qual participamos e as eleições. Há quem diga que em um show o mais importante é o espetáculo e nas eleições é a atitude de votar ou anular o voto.  Existem inúmeras dicotomias em nossa sociedade, porém muitas delas permanecem no senso comum, sem estudos ou embasamento teórico. Sendo assim, lançamos em debate as seguintes questões: será mais valiosa a perfeição do espetáculo do que o conhecimento deixado por ele? Será mais importante “apertar um botão” do que a decisão consciente e comparativa de um ato que influenciará na vida de seus semelhantes?
III Sarau Litero Musical Torre de Babel - Arte com todas as Letras / Turma: ING1BN-DIA 
Na concepção de Piaget, “conhecer é organizar, estruturar e explicar a realidade a partir daquilo que se vivencia nas experiências com os objetos do conhecimento. [...]Ao agir sobre o meio, o indivíduo incorpora a si elementos que pertencem ao meio”. Partindo dos estudos de Piaget encontramos resposta para a primeira pergunta concluindo que, o conhecimento é adquirido na vivência através das experiências com os objetos e o meio. Portanto, o aprendizado não é transmitido apenas dentro das salas de aula, somente como uma educação formal. Ele também é transmitido informalmente através da interpretação individual e subjetiva de cada indivíduo diante dos fatos, como o Sarau onde nos deparamos com a diversidade e pluralidade de formas de expressão.
De acordo com Vygotsky, “A apropriação dos instrumentos e signos pelo indivíduo ocorre sempre na interação com o outro. [...] O processo de desenvolvimento vai do social para o individual, ou seja, as nossas maneiras de pensar e agir são resultados da apropriação de formas culturais de ação e de pensamento”. Baseando na teoria de Vygotsky, entendendo o desenvolvimento “como um processo de internalização de modos culturais de pensar e agir”, e somando à teoria de Piaget respondemos a segunda pergunta onde, através das relações sociais e do conhecimento adquirido por esses relacionamentos e experiências, podemos expressar nossas opiniões e críticas, aprendendo e desenvolvendo as nossas habilidades cognitivas.


Enfim, apesar da dicotomia Sala de aula versus Espaço de interação e convívio existir no senso comum, podemos afirmar que, assim como na sala de aula, para o Sarau fomos capazes de identificar o meio, trabalhar com os recursos disponíveis, relacionar e inter-relacionar informações e conhecimentos para executarmos o nosso “Gran Finale”. Nele, fomos capazes de aplicar o nosso conhecimento quando analisamos e criticamos as apresentações; apresentamos um grande desenvolvimento quando confiamos uns nos outros e juntos aprendemos que a interação efetiva nos traz maior conhecimento do que o individualismo, afinal, não há conhecimento melhor que o adquirido através das diferenças e da prática com emoção. Contudo, para nós ficou provado que, não é somente através das letras que nós transmitimos e obtemos conhecimento, mas através de tudo aquilo que assistimos, sentimos e interagimos.

Alunos (as): Alessandra Rocha 
Cláudia Zago
Dânia Fernandes
Eliane Gonçalves
                   Lucas Faria
Luciana Bião
Thayná Mayra               




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