Jean Piaget era suíço e
viveu até os 84 anos de idade. Desde criança se interessou por questões
científicas e quando adulto formou-se em ciências naturais. Durante toda vida,
Piaget se dedicou a explicar a forma com que o homem atinge o conhecimento lógico-abstrato
que o distingue das demais espécies animais. Ele encontrou um elo entre a
Filosofia e a Biologia, que deu origem a Psicologia do Desenvolvimento. Sua teoria diz que as relações entre o organismo e o meio são
relações de troca, pelas quais o organismo se adapta ao meio e ao mesmo tempo o
assimila dependendo das suas estruturas num processo de equilibrações
sucessivas.
Vygotsky estudou Medicina,
Direito, Filologia e lecionou psicologia
pedagogia e literatura em Moscou
Gomel e Leningrado, dirigiu o Departamento de Educação para deficientes físicos
e retardados mentais.
Quando lecionava psicologia
e pedagogia em Moscou, Vygotsky iniciou
um estudo sobre a crise da psicologia,
com o objetivo de achar uma saída para os conflitos das concepções idealista e
mecanicista ( dentro do materialismo dialético) .Esse estudos fez com que
surgissem teorias inovadoras como a relação entre pensamento e linguagem .
Sua morte foi muito
precoce(com 38 anos devido a uma tuberculose), assim deixando uma vasta área de
conhecimento sobre o os processos psicológicos dos humanos.
Segundo
Vygotsky, o comportamento humano é resultado das influências culturais da
sociedade, ou seja, o processo de humanização depende do convívio com outras
pessoas, que também adquiriram determinado comportamento e pensamento com base
nos ensinamentos de pessoas das gerações anteriores, que construíram a base
cultural da sociedade atual. . Seguindo esse estudo, chamado “Abordagem
histórico-cultural”, tornou-se claro que o objetivo proposto pelo III Sarau de
Letras do Unibh, era trabalhar a troca de experiências e habilidades entre
alunos e professores, e resultou no enriquecimento do processo de aprendizado e
desenvolvimento de todos os envolvidos na apresentação.
Enfim,
projetos como o Sarau de Letras, deveriam fazer parte do processo de educação
em qualquer parte do mundo, pois proporcionariam o desenvolvimento de
sociedades nas quais os indivíduos se empenhariam em ajudar uns aos outros na
tentativa de alcançar cada vez mais conhecimento, que felizmente para qualquer
ser humano nunca será suficiente para atender suas todas as suas necessidades e
que, portanto, torna-se uma busca inesgotável que beneficia tanto o aspecto
interpessoal, quanto o intrapessoal de um indivíduo.
Ana
Carolina Ferreira
Daiane
de Mello
Eloiza
Gomes
Sther
Moutinho
Suellem
Larissa
Vívian
Catharine
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