quinta-feira, 18 de outubro de 2012


Jean Piaget era suíço e viveu até os 84 anos de idade. Desde criança se interessou por questões científicas e quando adulto formou-se em ciências naturais. Durante toda vida, Piaget se dedicou a explicar a forma com que o homem atinge o conhecimento lógico-abstrato que o distingue das demais espécies animais. Ele encontrou um elo entre a Filosofia e a Biologia, que deu origem a Psicologia do Desenvolvimento. Sua teoria diz que as relações entre o organismo e o meio são relações de troca, pelas quais o organismo se adapta ao meio e ao mesmo tempo o assimila dependendo das suas estruturas num processo de equilibrações sucessivas.
Vygotsky estudou Medicina, Direito, Filologia e lecionou psicologia  pedagogia  e literatura em Moscou Gomel e Leningrado, dirigiu o Departamento de Educação para deficientes físicos e retardados mentais.
Quando lecionava psicologia e pedagogia em Moscou, Vygotsky  iniciou um estudo  sobre a crise da psicologia, com o objetivo de achar uma saída para os conflitos das concepções idealista e mecanicista ( dentro do materialismo dialético) .Esse estudos fez com que surgissem teorias inovadoras como a relação entre pensamento e linguagem .
Sua morte foi muito precoce(com 38 anos devido a uma tuberculose), assim deixando uma vasta área de conhecimento sobre o os processos psicológicos dos humanos.
Segundo Vygotsky, o comportamento humano é resultado das influências culturais da sociedade, ou seja, o processo de humanização depende do convívio com outras pessoas, que também adquiriram determinado comportamento e pensamento com base nos ensinamentos de pessoas das gerações anteriores, que construíram a base cultural da sociedade atual. . Seguindo esse estudo, chamado “Abordagem histórico-cultural”, tornou-se claro que o objetivo proposto pelo III Sarau de Letras do Unibh, era trabalhar a troca de experiências e habilidades entre alunos e professores, e resultou no enriquecimento do processo de aprendizado e desenvolvimento de todos os envolvidos na apresentação.
Enfim, projetos como o Sarau de Letras, deveriam fazer parte do processo de educação em qualquer parte do mundo, pois proporcionariam o desenvolvimento de sociedades nas quais os indivíduos se empenhariam em ajudar uns aos outros na tentativa de alcançar cada vez mais conhecimento, que felizmente para qualquer ser humano nunca será suficiente para atender suas todas as suas necessidades e que, portanto, torna-se uma busca inesgotável que beneficia tanto o aspecto interpessoal, quanto o intrapessoal de um indivíduo.






Ana Carolina Ferreira
Daiane de Mello
Eloiza Gomes
Sther Moutinho
Suellem Larissa
Vívian Catharine

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