A abordagem Inatista-Maturacionista acredita que as
capacidades básicas de cada ser humano – personalidade, potencial, valores,
comportamentos, formas de pensar e conhecer – são inatos, se encontram prontas
no momento do nascimento ou potencialmente determinadas e na dependência do
amadurecimento para se manifestar. A ênfase está nos fatores hereditários e
maturacionais. Para esta abordagem, a Educação pouco ou quase nada altera as
determinações inatas. Os processos de ensino só podem se realizar na medida em
que o aluno estiver pronto, maduro para efetivar a aprendizagem. A prática
escolar não desafia, não amplia nem instrumentaliza o desenvolvimento de cada
indivíduo, pois se restringe àquilo que ele já conquistou. Esses postulados
Inatistas justificam práticas pedagógicas espontaneístas, subestimam a
capacidade intelectual do indivíduo, na medida em que seu sucesso ou fracasso
depende quase exclusivamente de seu talento, aptidão, dom ou maturidade. O
professor tem um papel limitado, pois se restringe ao respeito às diferenças
individuais, aos desejos, aos interesses e capacidades manifestas pelo
indivíduo. Terá sucesso a criança que tiver qualidades e aptidões básicas para
aprendê-lo, tais como: inteligência, esforço, atenção, interesse e maturidade.
Podemos definir as práticas pedagógicas como sendo práticas espontaneístas.
Já a abordagem Comportamentalista/ Ambientalista
atribui ao ambiente a constituição das características humanas e privilegia a
experiência como fonte de conhecimento e de formação de hábitos de
comportamento. Nesta abordagem, aprendizagem e desenvolvimento se confundem e
ocorrem simultaneamente. Esses postulados justificam diferentes práticas
pedagógicas que variam desde o assistencialismo, conservadorismo, tecnicismo.
Traduz-se em práticas pedagógicas elaboradas com objetivo de estimular e
intervir no desenvolvimento dos alunos, principalmente os de camadas populares,
com o intuito de compensar de forma assistencialista as “carências sociais”.
Alunas: Ana Carolina Ferreira
Daiane de Mello
Sther Moutinho
Suellem Larissa
Vivian Catherine
Daiane de Mello
Sther Moutinho
Suellem Larissa
Vivian Catherine
Muito Bom, obrigado.
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