quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Abordagem Inatista-Maturacionista


A abordagem Inatista-Maturacionista acredita que as capacidades básicas de cada ser humano – personalidade, potencial, valores, comportamentos, formas de pensar e conhecer – são inatos, se encontram prontas no momento do nascimento ou potencialmente determinadas e na dependência do amadurecimento para se manifestar. A ênfase está nos fatores hereditários e maturacionais. Para esta abordagem, a Educação pouco ou quase nada altera as determinações inatas. Os processos de ensino só podem se realizar na medida em que o aluno estiver pronto, maduro para efetivar a aprendizagem. A prática escolar não desafia, não amplia nem instrumentaliza o desenvolvimento de cada indivíduo, pois se restringe àquilo que ele já conquistou. Esses postulados Inatistas justificam práticas pedagógicas espontaneístas, subestimam a capacidade intelectual do indivíduo, na medida em que seu sucesso ou fracasso depende quase exclusivamente de seu talento, aptidão, dom ou maturidade. O professor tem um papel limitado, pois se restringe ao respeito às diferenças individuais, aos desejos, aos interesses e capacidades manifestas pelo indivíduo. Terá sucesso a criança que tiver qualidades e aptidões básicas para aprendê-lo, tais como: inteligência, esforço, atenção, interesse e maturidade. Podemos definir as práticas pedagógicas como sendo práticas espontaneístas.
Já a abordagem Comportamentalista/ Ambientalista atribui ao ambiente a constituição das características humanas e privilegia a experiência como fonte de conhecimento e de formação de hábitos de comportamento. Nesta abordagem, aprendizagem e desenvolvimento se confundem e ocorrem simultaneamente. Esses postulados justificam diferentes práticas pedagógicas que variam desde o assistencialismo, conservadorismo, tecnicismo. Traduz-se em práticas pedagógicas elaboradas com objetivo de estimular e intervir no desenvolvimento dos alunos, principalmente os de camadas populares, com o intuito de compensar de forma assistencialista as “carências sociais”. 



Alunas: Ana Carolina Ferreira
             Daiane de Mello
             Sther Moutinho
             Suellem Larissa
             Vivian Catherine

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