quarta-feira, 26 de setembro de 2012

As teorias Inatista-Maturacionista e Behaviorismo






Na teoria Inatista-maturacionista pode-se entender como proceder na condução do aprendizado do educando onde o intuito dos estudiosos, como Gesell e Binet, era estabelecer estratégias de ensino para as pessoas que apresentassem uma mente deficiente, fazendo assim com que todos possam ter acesso a educação, mesmo que de formas diferentes. Porém, muitos educadores tomaram essa teoria como regra, deixando assim de lado as pessoas mentalmente deficitárias alegando que não adiantaria ensinar para esse tipo de pessoa pois, a inteligência vem da genética, dessa forma, piorando ainda mais as condições de ensino a estas pessoas. No Behaviorismo uma das marcas ditadas pelo comportamentalismo na educação escolar foi à valorização do planejamento do ensino, tendo chamado a atenção para a necessidade de se definirem com clareza e operacionalmente os objetivos que se pretende atingir. Para uma pessoa ter êxito no decorrer de sua aprendizagem, hoje, usa-se a meritocracia, por exemplo, se o aluno vai bem a uma atividade, ele recebe uma boa nota em troca. No âmbito familiar se ele executa a tarefa solicitada da maneira esperada, recebe um elogio ou ate premiação pela ação bem feita. Isso faz com que o aprendiz motive mais ainda a dar continuidade ao aprendizado. O ponto negativo é que alguns professores levam a teoria ao extremo, não ensinando um comportamento, mas impondo-os. Tratando seus alunos de forma repressiva. Existem educadores que usam desta teoria para interferir totalmente no aprendizado do aluno, mas não com meritocracia e sim com autoritarismo, forçando o aprendizado através de sistemas de ensino onde não se desenvolve o senso crítico do sujeito, fazendo com que o aluno chegue onde o professor ou escola quer, e não onde ele precisa chegar. Os conceitos discutidos até aqui, nos ajuda a entender melhor o “ser humano”, mas temos que ser cuidadosos ao colocar em prática.


Texto: Debora, Eliane, Frederico Maia, Mardone Junior e Phillip Felix.
Curso: Letras
Turma: 520

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