terça-feira, 25 de setembro de 2012

Abordagens Inatista - Maturacionista e Behaviorismo na escola



Abordagens Inatista – Maturacionista e Behaviorismo

na escola
 
Em contraposição a abordagem inatista – maturacinista a abordagem comportamentalista também conhecida como Behaviorismo, aborda o comportamento humano, buscando entender como este se dá e explicar como estes são aprendidos.

Segundo esta abordagem o comportamento do individuo se dá através das relações com o meio em que este se encontra determinando assim suas ações e habilidades, contradizendo a teoria inatista que afirma que habilidades e aptidões são fatores biológicos.

O estudo do comportamento busca possibilitar o conhecimento das relações estímulo – resposta das quais ele é o resultado e através disso entender os diversos tipos de comportamento onde a aprendizagem exerce um papel de suma importância para a formação do individuo, pois é a partir desta que o individuo se desenvolve.

No âmbito escolar o Behaviorismo apresenta um caráter tanto positivo quanto negativo. No lado positivo, a organização da aprendizagem da criança possibilita que o processo de ensino – aprendizagem seja mais eficiente, pois este respeitará o ritmo de cada aluno. Pelo lado negativo este condicionamento do ensino não possibilita que o aluno produza seu próprio conhecimento, pois este é condicionado a determinada forma de aprender.

Assim como no inatismo onde positivamente pode ser usado para analisar as necessidades de cada aluno e através disso criar meios para que se dê o processo de ensino – aprendizagem, negativamente este pode penalizar crianças que apresentam graus de desenvolvimento diferentes.

Contudo, concluímos que tanto a abordagem Inatista – Maturacionista quanto o Behaviorismo buscavam entender como se dão estes processos de aprendizagem – desenvolvimento e através disso tentavam aperfeiçoa – los ao âmbito escolar para uma melhor interação entre professores, alunos e o conhecimento. 



Nomes: Jéssica Quaresma, Gabriela Xavier, Itamar Oliveira, Marcela Felix, Kelly Cristina, Cláudio Macedo, Claudete Macelino, Ester Vargas.

Prof.: Cristina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário