terça-feira, 18 de setembro de 2012

O INATISMO-MATURACIONISTA

      O Inatismo-Maturacionista, são fatores de herança genética que o indivíduo recebe de seus pais ou um padrão de mudanças comum a todos os membros de determinada espécie. Esses fatores são importantes para o desenvolvimento do indivíduo.Teóricos do Inatismo-Maturacionista supõem que aptidões individuais e inteligências são herdadas dos pais quando o indivíduo nasce. De acordo com a perspectiva Inatista-Maturacionista, a aprendizagem depende do desenvolvimento,ou seja, o que a criança é capaz ou não de aprender é determinado pelo seu nível de inteligência. 

      O Behaviorismo se dá pelo meio em que o indivíduo vive que o condiciona a aprender. John B. Wastson ficou conhecido como o pai do Behaviorismo, pois acreditou ser possível prever e controlar toda a conduta humana. Com base no estudo do meio em que o indivíduo vive. Cada resposta só é dada se houver um estímulo, reagiremos com um comportamento diferente dependendo de cada situação. Para o outro pesquisador SKINNER, a aprendizagem é fruto de um condicionamento operante, ou seja, um comportamento premiado até que o indivíduo seja condicionado que ao retirar o reforço o comportamento continuará a acontecer.

      As duas teaorias Inatista-maturacionista e Behaviorismo, se opõem de formas visíveis, pois fica claro que em uma o indivíduo já nasce com as habilidades, vocações ou dons e outra o indivíduo só aprende devido ao meio em se encontra. Há pontos negativos e positivos nas duas. A teoria inatista está pouco correta em dizer sobre os aspectos hereditários que são adquiridos de geração em geração porque é mais fácil aprender tal coisa se seus antepassados têm facilidade e cultivam essa habilidade, porém isso não impede  o indivíduo de aprender outras coisas ao decorrer de sua vida, como diz o Behaviorismo. As teorias são muito radicais em seus pontos de vista, havendo várias falhas em relatar alguns tipos de comportamento,pois o indivíduo está propicio a nascer com dons, mas também está sujeito á várias outras coisas duarante a sua vida.

Integrantes:
Ana Carolina Barbosa Lacerda

Ariana Pereira Batista
Bruna Nayara Fernandes Guimarães
Carolina Helena Aguiar Alves
Credinaldo Nascimento da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário